terça-feira, setembro 09, 2008

ÁGUA!!!

Uma graça esse clip, além de educativo....

Se não cuidarmos dela, vai faltar... Pensemos nisso.

A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Abaixo seus principais tópicos:

- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.

-A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.

- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.

- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.

- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.

- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

- A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amor meu grande amor...
Ai Carlinha, como esta?
Mandou bem, como sempre.
Não oconsegui mais passar por aqui, mas vc sabe que sempre q da eu venho.
Beijão minha linda.

Anônimo disse...

A ecomomnia de água é, talvez, a coisa mais importante que devemos fazer. Mas a maioria não se conscientiza. Eta, gente difícil. Pensem nos seus trinetos, tataranetos. Nâo vai ter água pra eles. Não desperdissem, por favor.